Psicopedagogia e Avaliação Psicopedagógica

O que é?
Psicopedagogia é uma área que une psicologia e pedagogia para investigar e intervir em desafios de aprendizagem. Já a Avaliação Psicopedagógica é um processo investigativo que identifica causas de dificuldades escolares, emocionais ou cognitivas que interferem no aprendizado. Enquanto alguns pacientes buscam apenas o diagnóstico (avaliação), outros seguem com intervenções semanais para desenvolver habilidades específicas.

Etapas do Processo:

  1. Avaliação Inicial:
    1. Entrevista com familiares e/ou paciente para entender histórico escolar, comportamentos e queixas.
    1. Aplicação de testes lúdicos e atividades para avaliar habilidades como leitura, escrita, raciocínio lógico e motivação.
  2. Diagnóstico:
    1. Relatório detalhado com conclusões (ex.: suspeita de discalculia, bloqueio emocional ligado à aprendizagem).
    1. Recomendações: “Alguns pacientes recebem orientações para escolas ou profissionais; outros iniciam sessões de intervenção conosco.”
  3. Intervenção (Opcional):
    1. Sessões semanais com jogos, exercícios adaptados e técnicas para fortalecer autoestima e habilidades deficitárias.
    1. Parceria com famílias e escolas para criar um ambiente de apoio ao aprendizado.

Para quem é?

  • Avaliação Psicopedagógica:
    • Crianças com notas baixas repetidas, mesmo com estudo.
    • Adolescentes que evitam tarefas escolares ou demonstram ansiedade antes de provas.
    • Adultos que desejam retomar estudos mas sentem “traumas” do passado.
    • Casos suspeitos de dislexia, TDAH ou altas habilidades.
  • Intervenção Psicopedagógica:
    • Quem recebeu diagnóstico e quer desenvolver estratégias práticas.
    • Pessoas com dificuldade de organização, planejamento ou falta de método de estudo.
    • Pacientes que precisam de reforço emocional para se reconectarem com o aprendizado.
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